O Instituto Savonitti de Ensino Superior foi criado em 15 de abril de 2003 com a finalidade de atuar como entidade mantenedora da Faculdade Savonitti.

Em 10 de agosto de 2003 o Instituto Savonitti firmou contrato com o Tropical Shopping Araraquara e, em 30 de setembro de 2003, com toda a documentação pronta, foi dada entrada no processo de credenciamento da Faculdade Savonitti e de autorização para o funcionamento do Curso de Direito.

Em 7 de dezembro de 2005, a Portaria do MEC nº 4.242 (publicada no Diário Oficial da União nº 235, Seção 1, pág. 5, de 8 de dezembro de 2005), credenciou a Faculdade Savonitti e autorizou o funcionamento do Curso de Direito, com 120 vagas semestrais divididas entre os períodos matutino e noturno.

Faculdade Savonitti nasceu do sonho de seu instituidor de oferecer um ensino jurídico de excelência. Durante os quase 5 anos em que o Prof. Henrique Savonitti ficou à frente da Faculdade, a Instituição obteve resultados excelentes. Dentre eles, ressalte-se a 1ª colocação na macrorregião e a 14ª posição em todo o Estado de São Paulo obtida pelos alunos ingressantes no ENADE/2006 e o excelente desempenho que seus alunos obtiveram nos concursos de seleção de estagiários, nos quais sempre alcançavam o primeiro lugar.

No ENADE/2009, o excelente desempenho se repetiu, e as notas dos alunos ingressantes foram ainda maiores.

Em 22 de março de 2010 a Faculdade Savonitti passou a ser administrada pelo Grupo Uniesp. Em 18 de novembro de 2010 a Faculdade Savonitti foi definitivamente encampada pelo Grupo Uniesp (Portaria MEC/Sesu nº 1.893, publicada no Diário Oficial da União nº 221, Seção 1, pág. 12, de 18 de novembro de 2010), e recebeu nova denominação: Faculdade de Araraquara.

Conheça as justificativas apresentadas para a implantação da Faculdade Savonitti.  

Conheça a Grade Curricular que foi adotada pela Faculdade Savonitti.

Conheça a Estrutura Curricular que foi adotada pela Faculdade Savonitti.

Conheça o Programa de Pós-Graduação da Faculdade Savonitti.